Make your own free website on Tripod.com

NOTÍCIAS DA PARAÍBA


Bastante Sol, ventos moderados. Essa foi a tônica do fim de semana nos dias 22 e 23 de Fevereiro, Sábado e Domingo. E aí foi a abertura do Ranking Paraibano de Vela na sua primeira Etapa na raia de Tambaú. 

Organizado pela Federação de Vela e Motor da Paraíba, com o apoio do Hotel Tambaú, Antárctica e Jornal O NORTE, a primeira Etapa do Ranking Paraibano de Vela contou com cerca e 50 barcos na raia dentre HC14, HC16, Laser, Day Sayler e Prancha a Vela. Foi realmente um espetáculo à parte. Muita competitividade entre os participantes. Mas vamos as regatas. 

Sábado às 12:00h foi dada a largada na seguinte ordem Day Sayler, Laser, Pranchas, Hobie Cat 14 e Hobie Cat16. Como o nosso "jornaleco" é da classe Hobie Cat, portanto só nos interessa as regatas de Hobie Cat. 

Pois bem, na Classe HC14 (1º Dia):

Primeira regata. Ventos em torno de 12 nós com rajadas de até 15 nós e no final da regata o vento firmou-se em 15 nós. A briga ficou com Franklin Seixas e Ronaldo Barroca, que disputaram a primeira colocação, tendo Ronaldo Barroca ultrapassado Franklin Seixas na primeira perna de través e sustentado até o fim a primeira colocação. Essa regata terminou com Ronaldo Barroca em primeiro, Franklin Seixas em segundo e Ricardo Barroca em terceiro. 

Vem a segunda regata do dia já com o vento acima de 15 nós e logo na largada Ricardo Barroca, dispara na frente, liderando a regata até o fim essa regata terminou com Ricardo Barroca em primeiro, Paulo Sérgio em segundo e Franklin Seixas em terceiro. 

Na classe Hobie Cat 16 (1º Dia):

A dupla Juca Martins e Aninha não encontrou dificuldades em vencer as duas regatas do dia. A primeira regata terminou com Juca Martins/Aninha em primeiro, Guilherme Crispim/Flávio em segundo e António de Pádua/Ronaldo em terceiro. A segunda regata terminou com Juca/Aninha em primeiro, Eduardo Seixas/Alexandre em segundo mas foi desclassificado pela comissão de protesto e Neno Monteiro/Tadeu em terceiro. 

Na classe Hobie Cat 14 (2º Dia). 

Primeira regata. Ventos em torno de 8 a 10 nós. Franklin Seixas dispara na frente seguido Ricardo Barroca e Paulo Sérgio. Ronaldo Barroca que vinha em quarto, escolheu, no bordo de popa, um rumo melhor e deu-se bem, ganhando duas colocações de uma só vez ficando em segundo lugar. Aí a briga ficou entre Franklin Seixas e Ronaldo Barroca que repetindo o dia anterior, conseguiu a ultrapassagem no segundo contravento, ficando na primeira colocação. Essa regata terminou com Ronaldo Barroca em primeiro, Franklin Seixas em segundo e Aucélio Figueiredo em terceiro. 

Na segunda regata e ultima da série, Paulo Sérgio tomou a dianteira da regata e segurou essa colocação até o fim. Mas a briga ficou pela segunda colocação entre Ricardo Barroca e Franklin Seixas e quem levou vantagem na chegada foi Franklin Seixas que optou pelo bordo da praia. Essa regata terminou com Paulo Sérgio em primeiro, Franklin Seixas em segundo e Ricardo Barroca em terceiro. 

Classe Hobie Cat 16 (2º Dia).

Repetindo o primeiro dia a dupla Juca Martins/Aninha não encontrou dificuldades em ganhar as duas regatas programadas para o dia. A primeira regata terminou com Juca Martins/Aninha em primeiro, Eduardo Seixas/Alexandre em segundo e Neno Monteiro/Tadeu em terceiro. Na segunda regata e ultima da série, terminou com Juca Martins/Aninha em primeiro, Padilha Júnior/Beto em segundo e Antônio de Pádua/Ronaldo em terceiro. 

No final as classificações foram as seguintes: 

  • Classe Hobie Cat 14: 
  • Classe Hobie Cat 16: 
  • A próxima Etapa está marcada para o dia 15 de Março na Raia da Praia da Penha. 

    HOTEL TAMBAÚ


    Quem não conhece o Hotel Tambaú, é bom vir conhece-lo, pois se trata de um Hotel 5 Estrelas a beira mar, numa local excelente para se velejar e curtir as delicias de um mar abrigado sem perigo algum. 

    Pois bem! Na abertura do Ranking Paraibano de Vela, o Hotel organizou, na área do Quiosque, que fica a beira mar, uma recepção digna de suas 5 estrelas, com muito som ao vivo, muita cerveja, muita comida, muita caipirinha, um verdadeiro paraíso. 

    Na entrega da premiação, que foi feito logo após as regatas do dia, foi servido um almoço a todos os participantes do Ranking e seus convidados. Parecia até que você estava no Caribe dado a informalidade promovido pelo gerente do Hotel, Guilherme, que foi a figura responsável pela excelente receptividade aos velejadores. Fica de Parabéns o Hotel Tambaú na pessoa do gerente Guilherme. 

    RAIAS DE JOÃO PESSOA.


    De todas as cidades do Brasil, João Pessoa, é a única cidade que tem praias que você pode velejar o ano todo, pois praticamente não temos inverno pôr aqui e os ventos são sempre no quadrante Sudeste com intensidade em torno de 15 nós. Por esse motivo, em qualquer praia, pode-se fazer uma regata. A bem da verdade, nós temos várias raias para se escolher. Começando pelo Norte de João Pessoa, temos a raia da Praia da Penha, depois vem a raia da Praia de Tambaú, onde foi realizado a primeira Etapa do Ranking, depois na seqüência vem: raia da Praia de Manaíra, raia da Praia do Bessa, raia da Praia do Poço, raia da Praia Formosa, raia da Praia de Lucena e finalmente raia de Jacaré, que fica no Rio Sanhauá. Anualmente realizamos competições em todas essas praias e para se ter uma idéia, somente esse ano, já corremos três regatas. Sendo uma na Praia do Bessa, outra na Praia do Poço e a ultima na Praia de Tambaú e a próxima será na Praia da Penha. Em termos de distancia vamos fazer uma ligeira avaliação do Iate Clube da Paraíba a essas praias. Do Iate indo para o Norte: Praia da Penha - 10 Km. Praia de Tambaú - 6 Km 

    Praia de Manaíra - 2 Km. Do Iate indo para o Sul: Praia do Bessa - 3 Km. Praia do Poço - 12 Km. Praia Formosa - 16 Km. Praia de Lucena - 23 Km. Jacaré (Rio Sanhauá) - 30 Km. Por serem todas essas praias águas relativamente rasas, o barco ideal para João Pessoa, é o Catamaran, pois com ele se chega nas areias com tranqüilidade e a velejada fica bastante excitante por conta dos ventos. Por esse motivo o Hobie Cat 14 e o 16 faz bastante sucesso aqui na nossa terra e todos os dias, de Segunda a Domingo nós vemos barcos nas águas de João Pessoa. 

    TOM TÁ SE ABESTALHANDO


    Essa aconteceu esse mês, Fevereiro. Telefonei para o Portuga, pedindo uma fralda e uma tampa de bujão. Prestem atenção a conversa. 

    - Alô! - Tom, é Franklin!
    - Diz caralho!
    - Obrigado pelo elogio.
    - Mas Tom eu quero uma fralda e um par de tampa do bujão!
    - Tá certo baitola!
    - Quando eu mando o dinheiro?
    - No dia 30 desse mês.
    - Idiota! Fevereiro só tem 28 dias.
    - É mesmo caralho.
     

    Mas mesmo assim eu vou mandar o dinheiro no dia 30 de Fevereiro!!! 


    [ Jornaleco | Dicas | Ranking | Calendário | Súmula | Cadastro | ABCHC | Hobie Cat Brasil | Links | Fotos | E-Mail | Home ]

    ASSOCIAÇÃO PARAIBANA DA CLASSE HOBIE CAT

    --- Paulo Sérgio Costa ---
    Av. Rio Grande do Sul, 1509
    Bairro dos Estados
    João Pessoa - Paraíba - Brasil
    Fones: (083) 224-3074 / 982-1885 / 241-2790


    pcosta@netwaybbs.com.br