Make your own free website on Tripod.com

NOTÍCIAS DA PARAÍBA


REGATA SOAMAR

Pelo 15º ano consecutivo realizou-se no fim do ano o encerramento do calendário Paraibano de Vela com a promoção da tradicional REGATA SOAMAR em João Pessoa.

A regata SOAMAR (Sociedade dos Amigos da Marinha), teve o apoio do Iate Clube da Paraíba e Marinha do Brasil. A organização foi da Federação de Vela e Motor da Paraíba e Associação Paraibana da Classe Hobie Cat. Participaram 15 HC 14, 8 HC16, 8 Lasers e 10 Pranchas. Como é tradicional a SOAMAR sempre oferece aos velejadores um coquetel regado a muita cerveja e churrasco.

A regata em si é de percurso, tendo a largada e chegada em frente ao Iate Clube. É bastante interessante porque todos os sócios e visitantes do Iate assistem a regata da sede do clube e o visual é bastante atrativo.

Os resultados:
CLASSE HC14 CLASSE HC 16
1º FRANKLIN SEIXAS 1º PADILHA JUNIOR
2º RONALDO BARROCA
3º RICARDO BARROCA


FESTIVAL DE VELA PORTAL DAS CORES

Foi realizado nos últimos dias 18 e 19 de Janeiro do corrente ano o 2º festival de Vela PORTAL DAS CORES, em João Pessoa. Essa competição inicia o calendário do ano de 1997.

O PORTAL DAS CORES é um Point da moda do verão, localizado na beira mar da praia do Intermares, onde se reúne artistas, intelectuais, políticos velejadores para conversar besteira. Lá se sabe de toda a fofoca de João Pessoa.

A regata foi de percurso onde se montava a 1a bóia no contravento , a 2a bóia de popa, a 3a bóia no través distante e a chegada também no través. Não é muito técnica, é mais festiva e dessa vez reuniu 12 HC14, 10 HC16, 12 Lasers, 10 Pranchas a Vela e 3 Day Saylers. O bar recepcionou os velejadores com um churrasco na entrega da premiação.

O resultado final foi o seguinte:

CLASSE HC14 CLASSE HC16
1º RONALDO BARROCA 1º GUILHERME CRISPIM
2º PAULO SÉRGIO 2º FRANCISCO JUNIOR
3º RICARDO BARROCA 3º FRANKLIN SEIXAS


HAVE A HOBIE NIGHT

Foi realizado o 4º HAVE A HOBIE NIGHT, na noite 25 de Janeiro do corrente ano, vale salientar que foi noite de lua cheia. Para esse ano foi contratado um grupo de Pagode que animou o lual da regata na ilha de Areia Vermelha e isso tudo foi motivo de muita cachaça.

Para os que não sabem, a ilha de Areia Vermelha está situada na praia do Poço, município de Cabedelo que é uma cidade balnearia vizinha a João Pessoa, quando a maré baixa, ela aparece e é muito bonito o local. A distancia do Iate Clube a Areia vermelha é cerca de 7 km.

As classes participantes e convidadas foram HC14, HC16 e Laser. Houveram troféus para os três primeiros lugares de cada classe, cujo os resultados foram os seguintes:

CLASSE HC14 CLASSE HC16
1o RICARDO BARROCA 1o GUILHERME CRISPIM
2o RONALDO BARROCA 2o DERLOPIDAS AZEVEDO
3o GUILHERME GUEDES PEREIRA 3o FREDERICO GOMES

Essa regata foi toda organizada pela Associação Paraibana da Classe Hobie Cat e teve o apoio da Federação de Vela da Paraíba.


REGATA DOMíCIO GONDIM

Foi realizado a Regata Domício Gondim na praia de Jacaré. A competição foi aberta a todas as classes inclusive Oceano. Foi uma senhora festa, muitos barcos, muita competição, muita brincadeira, enfim um excelente fim de semana. Como o que nos interessa é somente competição de Hobie Cat, então vai aí uns comentários.

A Praia de Jacaré fica no rio Sanhauá e as velejadas por lá é uma beleza e competição é um festival de rondadas. E como vocês sabem, quem aproveitar mais, rondadas, ganha. Pois foi isso mesmo o que aconteceu! Na classe H.C. 14 a 1a regata foi bastante disputada e Paulo Sérgio ganhou na ultima perna e justamente na chegada, deu um bordo mais rápido e aproveitou muito bem a rondada. Em segundo ficou Paulo Correia e terceiro Hélio Araújo. Na 2a regata Franklin Seixas ganhou, porem não foi fácil pois logo atrás chegou Hélio Araújo em segundo e Paulo Sérgio em terceiro. No domingo a 3a regata foi ganha por Paulo Sérgio disputando perna a perna com Franklin Seixas que chegou em segundo. Em terceiro chegou Hélio Araújo. Na ultima regata do dia foi combinado que o percurso não seria triangular e sim uma volta em torno da ilha da Restinga, que por sinal foi muito longo e exigindo dos competidores muita atenção. Essa regata foi ganha por Elcio Viana, o nosso Mr. Bean. O segundo lugar ficou com Paulo Sérgio e o terceiro ficou com Franklin Seixas. A competição terminou com a seguinte colocação:

Hobie Cat 14 Na classe HC 16
1º lugar: Paulo Sérgio 1º lugar: Marcelo Souto
2º lugar: Franklin Seixas 2º lugar: Joca Franca
3º lugar: Hélio Araújo 3º lugar: Tadeu
4º lugar: Elcio Viana 4º lugar: Benedito Queiroga
5º lugar: Paulo Correia 5º lugar: Padilha Júnior

PARECE ANEDOTA MAS NÃO É


Na regata PORTAL DAS CORES, dois sobrinhos meus, Rubens e Julião (Cuca) corriam de Laser. Enquanto Rubens amarrava um cabo disse a Cuca:

- Cuca, quando subir a bandeira azul você me avisa.
- Tá certo, deixe comigo.
Daí um pedaço Cuca disse:
- Rubens subiu uma bandeira vermelha. Pra que é hein?
Essa não!

JURO QUE OUVI ESSA!


O que conto agora é uma crônica qualquer e logicamente os nomes são fictícios.

Dois irmãos, que chamaremos hipoteticamente de Savigny e Ronaldinho, foram correr uma regata de percurso num HC16. A regata largava na praia de Jacaré e chegava na praia do Bessa em João Pessoa, com um percurso aproximado de 30 milhas.

Savigny, que era dono do barco, tinha pouca experiência no timão e por conta disso e por máxima segurança, escolheu ficar no timão mesmo, pois Ronaldo nunca tinha corrido regata nenhuma.

Quando faltavam 5 minutos para a largada, Ronaldo chegou no Iate Clube de Jacaré e a essa altura Savigny já tinha arrancado os cabelos da cabeça não de desespero, mas de alegria achando que Ronaldo não ia mais com ele.

Depois dessa dificuldade e dos pequenos problemas de pouca importância, sanados, tais como: falta de fralda, falta de coletes, falta da buja e falta das escotas, todas esquecidas por Ronaldo a largada foi dada com 30 minutos de atraso.

Na saída, Savigny preveniu a Ronaldo, que ele tinha que ir no trapézio pois a dupla, ia ganhar a regata de qualquer jeito. E lá se foram.

- Caça a buja Ronaldo!
- Que diabo é isso?
- Puxa essa corda aí!!!!!
- Num grita comigo,.... num grita comigo que eu sou mais velho!!!!
- E você tem que saber que quem manda num barco é o comandante. E nesse exato momento, o comandante dessa merda é seu mano aqui. Tá? Então... Me obedece!
- Comandante o cacete. Eu sou seu irmão mais velho e você é quem tem que me obedecer!
- Num me irrita que assim o barco não anda!!! Te pendura porra!!!!
- Eu já lhe disse que não grita comigo! E quer saber de uma coisa? Encosta esta porra na beira mar que eu vou de Táxi e você vai na bosta desse barco. Pronto!
- Tá certo. Tá certo, num precisa mais fazer nada. Vamos velejando sem disputar a regata mas tem uma coisa. Que agente ia ganhar a regata era quase certeza!

MEUS AMIGOS!


Devido a insistentes pedidos transcrevemos abaixo uma música que foi composta durante o CAMPEONATO BRASILEIRO DE HOBIE CAT 14 em Recife em 1995. Avisamos aos amigos que essa música ainda está na parada de sucessos de MPB.

UMA CAGADA PORTUGUESA
(Cantar com a música da Casa Portuguesa)

Na Pesagem dos barcos entramos bem
nos roubaram na balança
não pudemos reclamar a seu ninguém
pois causaram uma lambança

E no fim um português apareceu
com uma balança de otário
foi aí que alguém se convenceu
que ele era um salafrário

É uma cagada portuguesa com certeza
é com certeza uma cagada portuguesa.
É uma cagada portuguesa com certeza
é com certeza uma cagada portuguesa.

Duas balanças pesando
com um cheiro de safadeza
um português se cagando
e nós sabendo da esperteza

É uma cagada portuguesa com certeza
é com certeza uma cagada portuguesa.
É uma cagada portuguesa com certeza
é com certeza uma cagada portuguesa. Tom...Tom.

MUNDIAL DE HC 14


Atenção flotilha de Recife, Hobie Cat Brasil, ABCHC! Por favor, mas por favor mesmo, nos mande notícias do campeonato para que possamos nos organizar. O pessoal está querendo se programar e até agora não se tem nada verdadeiramente oficial. Faça esse favor!

CAUSOS DE UM PORTUGUÊS


Um português amigo meu de nome Jerry (juro que não é Tom) estava passeando pela praia com uma amiga minha (esta brasileira). A Garota fala:
- Olha, um passarinho morto... Que judiação!
E o português, olhando para o céu:
- Onde, onde???


[ Jornaleco | Dicas | Ranking | Calendário | Súmula | Cadastro | ABCHC | Hobie Cat Brasil | Links | Fotos | E-Mail | Home ]

ASSOCIAÇÃO PARAIBANA DA CLASSE HOBIE CAT

--- Paulo Sérgio Costa ---
Av. Rio Grande do Sul, 1509
Bairro dos Estados
João Pessoa - Paraíba - Brasil
Fones: (083) 224-3074 / 982-1885 / 241-2790


pcosta@netwaybbs.com.br