Make your own free website on Tripod.com
Jornaleco - 03/98.

ASSOCIAÇÃO PARAIBANA DA CLASSE HOBIE CAT

INFORMATIVO 03/98


"O MAR TEM MUITOS SEGREDOS MAS NÃO CONTA A NINGUÉM" (Ronaldo Cunha Lima)


TOM


Tom. Para quem não o conhece, vou apresentar.

Nome: Antônio Pedro da Costa Filho
Função: Além de só fazer merda é também presidente da ABCHC (Associação Brasileira da Classe Hobie Cat)
Características: Baixo, careca, cara de otário, só fala alto e ri por qualquer merda que aconteça ou se fale.

Sabem porque ele é assim? Vou contar.
Quando Tom nasceu, a parteira lá em Portugal, sabida que só ela, foi dar uma tapa na bunda dele. O menino escapuliu das mãos da parteira e meteu a cabeça no chão, passou três dias zarolho e, coitado, ficou retardado até hoje. A gente não pode contraria-lo porque ele com certeza terá uma convulsão, aí é um "Deus nos acuda".
E como é burro!
Encomendei um jogo de talas. Claro que ele me enviou as talas, mas veio faltando as ponteiras. Nesse caso tinha que reclamar:

- Tom! É Franklin...
- DIGA BAITOLA, FILHA DA PUUUUUUTA!
- Obrigado pelo elogio. Mas Tom, eu comprei as talas e veio faltando as ponteiras.
- PRA QUE É QUE TU PRECISA DAS PONTEIRAS, PRA BOTAR NO LUGAR DOS TEUS CHIFRES?
- Tom deixa de graça. As ponteiras serve para "caçar" as talas e dar pressão na vela, tu te esqueceu?
- É MESMO! QUE CARALHO! TINHA ME ESQUECIDO!
- E o que é que tu tá fazendo com as ponteiras que vem nas talas?
- TÔ COLOCANDO DENTRO DA FEIJOADA, PRA DA GOSTO, NÉ BAITOLA. SOU FODA!

Com essa, eu vou deixar de falar com Tom. Com certeza! Se não vou ter um enfarte (ou é enfarto? Acho que, quem sabe é minha professora GINA)


IHCA (INTERNATIONAL HOBIE CAT ASSOCIATION)


Começou a PUTARIA, só nos faltava essa! A IHCA, tá inventando coisas. Ta querendo se intrometer onde não deve. Repito, tá inventando coisas. Tô avisando a vocês da IHCA. Ou vocês param com essa RAPARIGAGEM, ou vou meter a boca no mundo e vai sobrar para muita gente.
Vou explicar o que esta acontecendo:
Ricardo Barreto foi indicado para ser o presidente da IHCA na América do Sul. Até aí tudo muito bem. Mas agora, se acha dono do mundo, quer mudar tudo. Marcar assembléia geral da classe, divulgar a pauta da reunião, dar direito a voto ao fabricante, Hobie Cat do Brasil, modificar calendário, etc. Tudo isso passando pôr cima da ABCHC. Escute aqui Ricardo Barreto, acho bom parar por aí, sabe por que? Lhe digo:
1º) - O presidente da Classe, se você não sabe (acho que não sabe, pois nem filiado você é!), é ANTÔNIO PEDRO DA COSTA FILHO, tá certo amigo?
2º) - O Vice Presidente é Paulo Sérgio Costa que pra seu governo é da Paraíba e tem muito prestígio na classe, tá certo amigo?
3º) - A ABCHC não vai se sujeitar a caprichos seus, tá certo amigo?
4º) - Você primeiro se filie a ABCHC pra poder falar merda, tá certo amigo?
5º) - NÃO COMPRE BRIGA CONOSCO, TÁ CERTO AMIGO?
A princípio pensamos que tinha Holandês por trás dessa história, mas depois de refletir um pouco e conversarmos com outras pessoas que falaram com Daan, chegamos a conclusão de que essas atitudes tomadas pelo representante da IHCA, não tem o dedo de Daan, foram atitudes isoladas. Vou explicar porque:
1º) - Qual o interesse de Daan provocar uma briga da ABCHC e IHCA?
Respondo: Nenhum interesse, porque Daan é o fabricante de barcos e o problema dele é vender mais barcos e não intervir na ABCHC, que não lhe leva a nada, pelo contrário, afasta velejadores, diminuindo consequentemente as vendas.
2º) - Daan sabe que Tom foi eleito democraticamente, pela assembléia da classe e que a eleição foi reconhecida pela IHCA.
3º) - Daan também sabe que a classe tem que crescer para que ele possa fabricar mais barcos e peças e o caminho para isso não é através de brigas.
Achei até algumas idéias boas de Ricardo Barreto, mas tudo isso só pode ser apresentado a ABCHC como sugestão, para que ela, e somente ela, decida em Assembléia convocada pela Associação. Esse é o caminho correto. TÁ CERTO RICARDO BARRETO? NUM TE METE A BESTA.


PARAÍBA - ETERNA CAMPEÃ


Neste ano, a nossa pequena Paraíba, tá botando pra quebrar na classe Hobie Cat.
Pra ser mais preciso:

1. Campeã Brasileira de Hobie Cat 14 em Vitória-ES no mês de Maio de 1998 com Ronaldo Barroca Campeão Geral e Campeão Master, Franklin Seixas Campeão Gran-Master, Guilherme Crispim Campeão Estreante e Campeão Prata.

2. Campeã Norte-Nordeste de Hobie Cat 14 em Natal-RN no mês de Agosto de 1998 com Paulo Sérgio Costa Campeão Geral, Ronaldo Barroca Campeão Master.

3. Campeã Norte-Nordeste de Hobie Cat 16 em Pernambuco no mês de Setembro de 1998 com Samuel Brito/Beto Barroca Campeão Geral, Ronaldo Barroca/Padilha Júnior Campeão Master, Igor Gomes/Marcos Pequeno Campeão Júnior e Mauro Germóglio/Gabriela Pucci Campeã Dupla mixta.

4. Campeã Brasileira de Hobie Cat 16 no mês de Outubro de 1998 com Valdeno Brito/Beto Barroca Campeão Geral.

DÁ PRA TU OU FICA FROUXO?


NORCAT 16 EM JOÃO PESSOA


Foi um verdadeiro festival de vela o NORCAT 16 em João Pessoa. Ventos bons, muitos velejadores, muita competição, enfim, um excelente campeonato. Cerca de 30 barcos dos estados de São Paulo, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte participaram, entre 25 e 27 de Setembro do corrente ano do XX NORCAT 16.

Ficou convencionado, nas Instruções de Regatas, que os percursos seriam da seguinte maneira:

Percurso 1: Barla-Sota, Triângulo, Barla com chegada em Sotavento.
Percurso 2: Barla-Sota, Barla-Sota, Barla com chegada em Sotavento
Percurso 3: Barla-Sota, Barla com chegada em Sotavento.

No primeiro dia os ventos roncaram por aqui. As rajadas chegaram a 25 nós e por conta disso, muitos barcos capotaram e a quebradeira foi geral. Nesse dia estavam programadas duas regatas, sendo que a primeira, com o percurso 3 que era a regata de abertura, não contava pontos para o campeonato e foi ganha pela dupla, Guilherme Araújo/Hisbelo de Pernambuco.

Veio então a segunda regata do dia, com o percurso 2 e primeira do campeonato, valendo pontos. Com os ventos ainda na mesma intensidade, novamente a dupla Guilherme Araújo/Hisbelo, lidera do começo ao fim. Em seguida chegaram as duplas Paraibanas Samuel Brito/Beto Barroca e Valdeno Brito/Cuca Falcão em terceiro. Os Paraibanos mostraram que a competição seria em igualdade de condições com os favoritos do campeonato, que eram os Pernambucanos.

No Sábado, a previsão eram 3 regatas para o dia, os ventos diminuíram de intensidade e as rajadas ficaram em torno de 18 nós.

Na primeira regata com o percurso 2, Samuel Brito/Beto Barroca, da Paraíba, largam na frente e lideram de ponta a ponta, em segundo chegaram os paraibanos Valdeno Brito/Cuca Falcão e em terceiro, os pernambucanos Geraldo Calazans/Fábio Gomes, por aí já se tinha uma idéia de que a briga seria grande entre paraibanos e pernambucanos.

Na segunda regata do dia novamente com o percurso 2, a dupla Samuel Brito/Beto Barroca, depois de uma longa disputa pela primeira colocação e numa manobra precisa, consegue a liderança da competição, terminando assim em primeiro lugar, em segundo lugar chegou a dupla pernambucana Geraldo Calazans/Fábio Gomes e na terceira colocação, também os paraibanos Bernardo Oliveira/Paulo Sérgio.

Na última regata do dia o percurso foi modificado para o 3, pois os competidores já mostravam sinais de cansaço. Geraldo Calazans/Fábio Gomes de Pernambuco, largam muito bem e numa manobra arriscada conseguem a primeira colocação ganhando por muito pouco de Samuel Brito/Beto Barroca que chegaram em segundo. Na terceira colocação, chegou a dupla Valdeno Brito/Cuca Falcão. Veio então o último dia da competição. Os ventos continuaram na mesma intensidade com rajadas em torno de 15 nós.

Na primeira regata do dia com o percurso 2, Samuel Brito/Beto Barroca, vencem com certa facilidade. Na segunda colocação chegaram Valdeno Brito/Cuca Falcão e na terceira colocação Ricardo Barroca/Sérgio Germóglio. Os pernambucanos Geraldo Calazans/Fábio Gomes, que brigavam pelo título, chegaram na quinta colocação. Com esse resultado, Samuel Brito/Beto Barroca, se consagram campeões do XX NORCAT 16 por antecipação, não necessitando disputar a última regata do evento, por conta da baixa pontuação obtida pela dupla: três primeiros e dois segundos, fazendo um total de 7 pontos perdidos sem o descarte. As duplas, Geraldo Calazans/Fábio Gomes e Valdeno Brito/Cuca Falcão que estavam mais perto na pontuação tinham 15 pontos perdidos. Na segunda regata do dia e última do campeonato, foi utilizado o percurso 2, e mesmo sem precisar disputar essa regata, Samuel Brito/Beto Barroca, confirmaram a liderança, ganhando essa última competição de ponta a ponta. Em segundo lugar chegou a dupla Guilherme Araújo/Hisbelo e em terceiro lugar chegou a dupla Ricardo Barroca/Sérgio Germóglio.

O resultado final ficou da seguinte maneira:

CATEGORIA GERAL
CAMPEÃO: SAMUEL BRITO/BETO BARROCA - PARAÍBA
2º LUGAR: GERALDO CALAZANS/FÁBIO GOMES - PERNAMBUCO
3º LUGAR: VALDENO BRITO/CUCA FALCÃO - PARAÍBA
4º LUGAR: GUILHERME ARAÚJO/HISBELO - PERNAMBUCO
5º LUGAR: ANDRÉ MONTENEGRO/NENO MONTEIRO - PARAÍBA

CATEGORIA ESTREANTE:
CAMPEÃO: PETER VANBULDRING/LUANA BRITO - PARAÍBA

CATEGORIA MASTER:
CAMPEÃO: RONALDO BARROCA/PADILHA JÚNIOR - PARAÍBA

CATEGORIA JÚNIOR:
CAMPEÃO: ÍGOR GOMES/MARCOS PEQUENO - PARAÍBA

CATEGORIA DUPLA MISTA:
CAMPEÃO: MAURO GERMÓGLIO/GABRIELA PUCCI - PARAÍBA

No final, de 9 troféus posto em disputa, a Paraíba ganhou 7, o que vem confirmar a superioridade nesse tipo de competição.

Na reunião dos capitães de flotilha, no Sábado, ficou decidido que o próximo campeonato Norte-Nordeste de Hobie Cat 16 será em Aracajú, mais precisamente em Mangue Seco. Temos também que destacar as merdas que Tom fez aqui na Paraíba.

1º) - No primeiro dia achou que os lemes estavam furados errados. Tapou os furos dos lemes e... furou no mesmo lugar. Resultado: ficou a mesma merda. Tentou colocar o barco na água mas quando subiu no barco de logo a primeira capotada.

2º) - No segundo dia conseguiu colocar o barco na água. Resultado: deu outra capotada que rasgou vela e quase morre afogado.

3º) - Perdeu o aparelho celular ninguém sabe onde. Nem mesmo ele sabe. Passou o resto do dia perguntando a todo mundo no Iate, a todo mundo no meio da rua, a todo mundo nos bares, a todo mundo nos hotéis, enfim onde tinha gente ele encostava e perguntava. "Você por acaso num encontrou um celular?" Pra encurtar a história, acabei encontrando Tom, atolado num caminhão do lixo só com a cabeça de fora, procurando o telefone. Pode?


RENATO LING


Recebi um e-mail de Willyan D'Almeida do Paraná, nos informando que um dos maiores incentivadores da classe Hobie Cat 14 no Paraná, RENATO LING, faleceu vítima de um acidente automobilístico no último dia 22 de Setembro. É uma pena. É mais um que vai.

Renato conseguiu num Sulcat em Guaratuba PR, no ano de 1987, colocar na raia 137 barcos, entre HC14 e HC16. Além de ser o organizador do evento, era também capitão da flotilha de HC14.

Com Renato Ling, já estão lá, dois grandes amigos nossos: Ney Pacheco de Vitória, vítima de acidente automobilístico e Edmar Monteiro (CAUÊ) de Fortaleza, vítima de um câncer no cérebro, afora outros que não conhecemos. É a vida! Vamos em frente!


CAMPEONATO BRASILEIRO DE HOBIE CAT 16


A Paraíba mais uma vez campeã Brasileira de Hobie Cat 16. Ta ficando chato. Só da Paraíba!

Foi uma linda festa que os pernambucanos prepararam no BRASCAT 16 versão 1998.

Com 39 participantes representando os seguintes estados: Paraíba com 11 velejadores, Pernambuco com 10 , São Paulo com 6, Rio Grande do Sul com 5, Sergipe com 3, Santa Catarina com 1, Brasília com 1, Espírito Santo com 1 e até a Argentina com 2.

A força dos nordestinos foi demonstrada durante a competição com os pernambucanos e paraibanos disputando regata a regata, colocações na raia, que por sinal muito bem montada na praia de Serrambi perto de Porto de Galinhas, Pernambuco.

Valdeno Brito com seu proeiro Beto Barroca de cara, nos dois primeiros dias de disputa, ganha quatro regatas consecutivas, já vendo de longe o título. As duplas Pernambucanas Geraldo Calazans/Fábio Gomes e Guilherme Araújo/Hisbelo Lima se revezavam entre si os segundos e terceiros lugares, porém sem ameaçar a colocações de Valdeno/Beto.

No terceiro dia de competição com três regatas programadas, Valdeno/Beto selam quase definitivamente o título quando emplacam um quarto, um primeiro e um segundo lugar. Com esses resultados, a dupla paraibana só precisava de um 13º lugar, na penúltima regata, do último dia de competição, para ganhar o campeonato.

No último dia de competição foram programadas duas regatas. Valdeno/Beto, na primeira regata do dia e penúltima do evento, ficaram na segunda colocação e consequentemente ganhando por antecipação o Brascat 16, versão 1998.

No final o resultado foi o seguinte:

Campeão: VALDENO BRITO/BETO BARROCA - PARAÍBA
2º Lugar: Geraldo Calazans/Fábio Gomes - Pernambuco
3º Lugar: Guilherme Araújo/Hisbello Lima - Pernambuco
4º Lugar: André Cahú/Vítor Azevedo - Pernambuco
5º Lugar: Paulo Henrique de Jesus/Mário Sérgio de Jesus - São Paulo
Ver Súmula

Na reunião dos capitães de flotilha ficou decidido que o próximo campeonato Brasileiro de Hobie Cat 16 em 1999, será em Vitória - ES e no ano de 2000 será em João Pessoa - PB. Também ficou acordado, que o Campeonato Mundial de Hobie Cat 16 será em João Pessoa, dependendo das negociações com as organizações governamentais.

Vamos nos preparar para isso.


[ Jornaleco | Dicas | Ranking | Calendário | Súmula | Cadastro | ABCHC | Hobie Cat Brasil | Links | Fotos | E-Mail | Home ]

ASSOCIAÇÃO PARAIBANA DA CLASSE HOBIE CAT

--- Paulo Sérgio Costa ---
Av. Rio Grande do Sul, 1509
Bairro dos Estados
João Pessoa - Paraíba - Brasil
Fones: (083) 224-3074 / 982-1885 / 241-2790


pcosta@netwaybbs.com.br